Instituto de Psicologia

IPS

Pesquisa e Extensão

Yuri Sá Oliveira Sousa

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Ferramentas de Processamento de Linguagem Natural aplicadas à Pesquisa Qualitativa em Psicologia Social

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende contribuir com a integração entre diferentes ferramentas metodológicas de análise de dados qualitativos na pesquisa psicossocial considerando alguns dos recentes modelos de Processamento de Linguagem Natural (PLN, ou NLP na sigla em inglês) desenvolvidos no campo da Inteligência Artificial (IA), linguística computacional, estatística e mineração de dados textuais. A pesquisa pretende realizar uma revisão da literatura com o objetivo de identificar e sistematizar algumas das aplicações possíveis dos modelos e ferramentas em NLP para subsidiar a formulação de hipóteses sobre fenômenos psicossociais, seus processos e conteúdos, ao mesmo tempo em que busca contornar dificuldades metodológicas associadas a modelos frequentistas de representação de texto (i.e., baseados na ocorrência e coocorrência de palavras em textos e segmentos de texto). Além da revisão da literatura, pretende-se realizar um estudo metodológico de aplicação de técnicas em NLP para produzir redes semânticas heuristicamente úteis à análise de dados coletados em atividades de associação livre de palavras, uma técnica exploratória de coleta de dados em que participantes produzem dados linguísticos a partir da associação com determinado termo indutor. Espera-se que o projeto de pesquisa possa apresentar contribuições significativas ao campo de estudos psicossociais que analisam dados linguísticos e comunicacionais. Em contribuições anteriores, apresentamos diretrizes teóricas e metodológicas para utilizar métodos de análise baseados na lexicometria, ou estatística textual (Sousa, 2021; Sousa et al., 2020). Na presente proposta, pretendemos avançar na incorporação de recursos baseados em Processamento de Linguagem Natural, com vistas a contornar dificuldades metodológicas dos modelos anteriores, sistematizar possibilidades de aplicação e oferecer diretrizes úteis para a utilização desses recursos na pesquisa qualitativa em psicologia social.

Modalidade: Projeto

Ano de início: 2023

Cadastro no sistema:  PIBIC 2023/2024

Yuri Sá Oliveira Sousa

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Representações sociais sobre a edição genética de embriões humanos

Descrição: A pesquisa se insere no quadro de um projeto guarda-chuva, desenvolvido ao longo de quatro anos (2020-2023), intitulado INTEMBRYO - Interventions on the human embryo: a comparative psychosocial approach Brazil/France. Esse projeto tem como objetivo analisar comparativamente a construção de representações sociais sobre a edição de embriões humanos em dois contextos culturais: Brasil e França. A manipulação de embriões humanos está atualmente no centro de preocupações científicas, sociais, políticas e éticas. Notadamente, as inovações científicas relacionadas à edição genética de embriões alimentam controvérsias em diferentes esferas da sociedade, como no âmbito da família (e.g., planejamento familiar, reprodução assistida), da religião (e.g., debate sobre a criação divina e a intervenção humana), a saúde (e.g., correção genética, prevenção de doenças), a política (e.g., escolha das características genéticas de uma população, riscos do discurso eugenista), entre outros. Nesse contexto, a Teoria das Representações Sociais oferece um quadro teórico heuristicamente útil para a análise dos aspectos psicossociais que acompanham o tema. Mais especificamente, pretende-se analisar os processos de construção do pensamento social de indivíduos e grupos diante de inovações tecnológicas relacionadas à modificação genética de embriões humanos. No período de 2022 a 2023, o projeto dará continuidade a uma pesquisa de levantamento realizada no Brasil e na França. São analisadas as respostas a aproximadamente 800 questionários, sendo 400 em cada país, com atividades de associação livre de palavras e questões relacionadas a crenças e julgamentos sobre a utilização da edição genética de embriões humanos em diferentes contextos. Os dados serão submetidos a procedimentos de análise lexical, análise de conteúdo e análises estatísticas descritivas e inferenciais. Espera-se que os resultados da pesquisa permitam ampliar a compreensão sobre aspectos psicossociais relacionados a inovações biotecnológicas, bem como a respeito das condições socioculturais de aceitação pública ou de resistência diante da edição genética de embriões humanos.

Modalidade: Projeto

Ano de início e encerramento: 2020/2023

Cadastro no sistema:  PIBIC 2022/2023

 

Maria Virginia Machado Dazzani

Tipo de atividade: Pesquisa e extensão

Nome: Innovations and social justice amidst the global and the local

Descrição: O objetivo geral do projeto é promover o sucesso educacional dos alunos do ensino fundamental no contexto pós-pandêmico em quatro países da América do Sul. Os objetivos específicos são: 1) Promover o desenvolvimento da cidadania como uma dimensão do sucesso educacional. 2) Apoiar a continuidade do aprendizado por meio da coerência das ações educacionais dos diversos atores socioeducacionais. 3) Estimular a convivência entre a escola, a família e a comunidade.

Modalidade: Projeto Internacional em cooperação com a Universidade de Quebec (Canadá)

Ano de início: 2023

Cadastro no sistema:  PIBIC 2022/2023

 

Maria Virginia Machado Dazzani

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: O signo da pobreza: dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas de camadas populares

Descrição: Esta pesquisa pretende descrever e analisar as dinâmicas psicossociais e educacionais por meio das quais as pessoas de camadas populares regulam suas trajetórias individuais nas transições entre diferentes contextos da experiência (escola, universidade, família e comunidade). Chamaremos de membrana social o limite semiótico (ou fronteira semiótica) que separa os diferentes contextos por onde transitam essas pessoas. Este estudo visa compreender como pessoas de camadas populares dão significado ao contínuo das suas experiências ao cruzar os distintos contextos desenvolvimentais e como elas negociam essas significações na construção do self sob o signo da pobreza.

 Modalidade: Projeto financiado pelo CNPq

Ano de início: 2022

Maria Virginia Machado Dazzani

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Acompanhamento terapêutico escolar como estratégia de intervenção no processo de inclusão escolar de crianças diagnosticadas com autismo

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual (ação contínua)

Ano de início: 2016

Maria Virginia Machado Dazzani

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Do acolhimento institucional à desinstitucionalização: uma proposta de intervenção, considerando a atenção integrada com a rede de garantia de direitos à criança e adolescente

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual (ação contínua)

Ano de início: 2019

Maria Virginia Machado Dazzani

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Acolhimento psicológico e rede de apoio a estudantes universitários transsexuais da Universidade Federal da Bahia

Modalidade: Projeto

Ano de início: 2023

Maria Virginia Machado Dazzani 

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Programa de Saúde Mental e Bem-Estar na Universidade (PsiU)

Modalidade: Projeto

Periodicidade: Anual (ação contínua) 

Ano de início: 2019 

 

Luciana Dutra-Thomé

Tipo de atividade: Extensão

Nome: 18663 - Intervenção para promoção do sentido de vida e do trabalho em jovens baianos

Descrição: A intervenção para o desenvolvimento do sentido para o trabalho e para vida objetiva incorporar uma nova técnica de pesquisa baseada no modelo proposto inicialmente por Jean-Luc Bernaud et. al. (2015), e se propõe auxiliar na construção de sentido de vida e de trabalho dos participantes. A presença de sentido de vida e de trabalho vem sendo associado a indicadores de saúde mental. Já a sua ausência está associada a humor deprimido, ansiedade, desesperança, desengajamento laboral e social, dificuldade de adaptação aos desafios impostos pelo contexto de trabalho.

Modalidade: Prestação de serviço

Tipo de Modalidade: Eventual

Periodicidade:  Anual

Ano de início e encerramento: 2022 / 2022

Cadastro no sistema: Siatex

 

Laila Carneiro (coordenadora), Luciana Dutra-Thomé e Leonardo Barros (orientadores)

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Preparando a transição para o mundo do trabalho

Modalidade: Prestação de serviço

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Semestral

Ano de início: 2021

Cadastro no sistema: Siatex

 

Laila Carneiro e Leonardo Barros

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Laboratório de Psicologia Positiva

Descrição: O LAPP foi fundado em 2020 no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Nosso principal objetivo é promover a produção, disseminação e aplicação de conhecimentos sobre Psicologia Positiva. Somos compostos por duas principais linhas de pesquisa: uma focada no trabalho e organizações e a outra em orientação profissional e de carreira.

Modalidade: Pesquisa

Tipo de Modalidade: Contínuo

Data de início e encerramento: 2020 – em andamento

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia

Cadastro no sistema:  Diretório CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7886941812022372

Site: http://lapp.ufba.br  e Instagram: @lapp.ufba

 

Samira Safadi Bastos e Maiana Araújo

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Projeto Serviço Social Mostra Sua Cara

Descrição: O projeto disponibiliza e debate informações de acesso estudantil das escolas públicas e permanência na UFBA, bem como sobre as ações afirmativas e as lutas contra opressões de classe social, gênero, raça/etnia.

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Eventual

Periodicidade: Semestral

Ano de início e encerramento: 2019 / 2024

Público-alvo: Estudantes do ensino médio

Cadastro no sistema: Siatex

Outras informações: Aprovado pelo Edital PAEX 2023 com bolsa para uma estudante

 

Catiele Paixão

Tipo de atividade: Pesquisa  

Nome: Avaliação do método de intervenção Narrativas Funcionais em cuidadores de crianças com doenças crônicas: Viabilidade, aceitabilidade e eficácia preliminares

Descrição: Nós estamos oferecendo um atendimento psicológico para cuidadores (mãe, pai ou mesmo outro parentesco) de crianças que tem algum diagnóstico de doença crônica orgância. Não há uma limitação sobre um tipo específico de doença, pode ser uma doença do coração, uma doença respiratória, intestinal, sanguínea, nutricional, alguma infecção congênita, uma doença do sistema nervoso ou de qualquer outra especialidade médica.

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Público-alvo: Cuidadores de crianças diagnosticadas com doenças crônicas orgânicas

Cadastro no sistema: PIBIC 2023/2024

Outras informações: Aprovado pelo Edital PAEX 2023 com bolsa para uma estudante

 

Fabrício de Souza

Tipo de atividade: Pesquisa  

Nome: A prática cultural do sexting

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Ano de início: 2015

Cadastro no sistema: PIBIC – Permanecer

 

Fabrício de Souza

Tipo de atividade: Pesquisa  

Nome: A ludicidade na adolescência

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Ano de início: 2018

Cadastro no sistema: PIBIC – Permanecer

 

Fabrício de Souza

Tipo de atividade: Pesquisa  

Nome: Ludicidade entre gêmeos

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Ano de início: 2023

Cadastro no sistema: PIBIC – Permanecer

 

Fabrício de Souza

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Educação na Periferia de Salvador - O Quilombo do Orobu e a Formação de Jovens Negras e Negros para o Ensino Superior

Modalidade: Prestação de serviço

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Ano de início: 2021

Público-alvo: Estudantes negras e negros do Quilombo do Orobu

Cadastro no sistema: Siatex

 

Fabrício de Souza

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Rodas de Conversa com Adolescentes - Gêneros e Sexualidades

Modalidade: Prestação de serviço

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Ano de início: 2021

Público-alvo: Adolescentes LGBTQIAPN+

Cadastro no sistema: Siatex

 

Patrícia Alvarenga

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Avaliação de intervenções online para promover a parentalidade e o desenvolvimento infantil

Modalidade: Projeto e prestação de serviço

Tipo de Modalidade: Eventual

Periodicidade: Anual (duração de 36 meses)

Ano de início e encerramento: 2022/ 2025

Público-alvo: Mães e pais de crianças entre 0 e 6 anos

Cadastro no sistema: PIBIC

 

Adriana Freire Pereira Férriz

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública no Brasil

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente  

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento: 2022/ 2023

Público-alvo: Assistentes sociais da educação

Cadastro no sistema: PIBIC

Outras informações: Pesquisa com financiamento do CNPQ

 

Adriana Freire Pereira Férriz

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Retenção de alunos no curso de Serviço Social da UFBA

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente  

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento: 2022/ 2023

Público-alvo: estudantes do curso de serviço social

Cadastro no sistema: SANKOFA

 

Adriana Freire Pereira Férriz

Tipo de atividade: Extensão 

Nome: Programa Capacitasuas

Modalidade: Programa

Tipo de Modalidade: Permanente  

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento: 24/05/2023 a 01/10/2024 

Público-alvo: trabalhadores da política de assistência social 

Cadastro no sistema: SIATEX 

Financiamento: Governo do Estado da Bahia 

Adriana Freire Pereira Férriz

Tipo de atividade: Extensão 

Nome: Crianças na UFBA 

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente  

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento:  01/03/2023 a 01/07/2024

Público-alvo: crianças e suas famílias 

Cadastro no sistema: PERMANECER 

 

 Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Territórios Etnoeducacionais Indígenas: a contribuição da Psicologia Escolar para a educação indígena diferenciada

Modalidade: Projeto

Ano de início e encerramento: 2022/ 2023

Cadastro no sistema: PIBIC 2022/2023

 

Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Adaptação e validação da escala multidimensional deresiliência de professores para o Brasil

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Semestral 

Ano de início e encerramento: 2023/ 2024

 

Suely Aires

Tipo de atividade: Extensão 

Nome: Atendimento psicanalítico em clínica escola

Descrição: Atividade de extensão vinculada aos estágios em clínica psicanalítica que permite aos egressos do estágio darem continuidade aos atendimentos clínicos realizados e terem supervisão regular dos casos atendidos, de modo a qualificar a prática como psicólogo e ampliar o número de pessoas atendidas pelo Serviço de Psicologia

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Semestral 

Ano de início e encerramento: 2020 - Permanente com renovação semestral dos participantes

Público-alvo: Estudantes de psicologia em final de curso e psicólogos recém-formados

Cadastro no sistema: Siatex 14757

 

Suely Aires

Tipo de atividade: Extensão 

Nome: Adolescência, acolhimento institucional e clínica do desamparo

Descrição: Atividade de extensão vinculada aos estágios em clínica psicanalítica que visa ofertar escuta clínica a adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Semestral 

Ano de início e encerramento: 2018 - Permanente com renovação semestral dos participantes

Público-alvo: Estudantes de psicologia que tenham cumprido mais de 50% dos créditos do curso

Cadastro no sistema: SIATEX 12333

Contato: Projeto Clínica do Desamparo What´sapp (71) 99694-3835

 

Suely Aires

Tipo de atividade: Extensão 

Nome: Dispositivos clínicos de escuta e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

Descrição: Atividade de extensão, articulada ao Programa Corra pro Abraço, que visa ofertar escuta singularizada a pessoas em situação de rua e/ou de extrema vulnerabilidade social.

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual 

Ano de início e encerramento: 2020 - Permanente com renovação semestral dos participantes

Público-alvo: Estudantes de psicologia que tenham cumprido mais de 40% dos créditos do curso

Cadastro no sistema: SIATEX 14692

Contato: nucleodeescuta@gmail.com

 

Suely Aires

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Por uma clínica política

Descrição: Propomos um exame de diferentes textos de Freud e Lacan à luz das discussões atuais sobre necropolítica e devir negro, formulações teóricas de Achille Mbembe. Essa proposição de leitura não se faz sem o necessário recurso à obra de Frantz Fanon, em especial? Peles Negras, Máscaras Brancas? e ?Os condenados da terra?, visto que este autor considera a ?psicose? do homem negro como uma resposta à sua radical alienação ao Outro branco. É também sustentada na argumentação sobre alienação e narcisismo que Neusa Santos Souza, em ?Tornar-se Negro?, problematiza os impasses subjetivos e políticos da ascensão social do negro em uma sociedade multirracial, racista e de hegemonia branca. A partir de um jogo significante, o ?tornar-se negra? ? que feminiliza o universal masculino do título de Neusa Santos Souza ? uma pista de investigação pode ser seguida: uma releitura feminista de ?Tornar-se Negro? que destaca, por meio de seu caso principal de análise, a alienação que faz do corpo da mulher negra um objeto-fetiche, fora do sistema de trocas, cujo valor se dá na relação com um, o homem branco. Nessa direção, articulando autores e textos de referência para discutir interseccionalidade e clínica, buscaremos destacar o quanto uma prática psicanalítica advertida de seu lugar político na sociedade depende de uma análise de seus fundamentos teóricos..

Modalidade: Projeto

Periodicidade: 5 anos

Ano de início e encerramento: 2020 / 2025

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de psicologia

Cadastro no sistema: PIBIC

 

Suely Aires

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Vida Acadêmica Estudantil: formação de si, formação pra o trabalho e saúde mental

Descrição: Propomos um exame de diferentes textos de Freud e Lacan à luz das discussões atuais sobre necropolítica e devir negro, formulações teóricas de Achille Mbembe. Essa proposição de leitura não se faz sem o necessário recurso à obra de Frantz Fanon, em especial ?Peles Negras, Máscaras Brancas? e ?Os condenados da terra?, visto que este autor considera a ?psicose? do homem negro como uma resposta à sua radical alienação ao Outro branco. É também sustentada na argumentação sobre alienação e narcisismo que Neusa Santos Souza, em ?Tornar-se Negro?, problematiza os impasses subjetivos e políticos da ascensão social do negro em uma sociedade multirracial, racista e de hegemonia branca. A partir de um jogo significante, o ?tornar-se negra? ? que feminiliza o universal masculino do título de Neusa Santos Souza ? uma pista de investigação pode ser seguida: uma releitura feminista de ?Tornar-se Negro? que destaca, por meio de seu caso principal de análise, a alienação que faz do corpo da mulher negra um objeto-fetiche, fora do sistema de trocas, cujo valor se dá na relação com um, o homem branco. Nessa direção, articulando autores e textos de referência para discutir interseccionalidade e clínica, buscaremos destacar o quanto uma prática psicanalítica advertida de seu lugar político na sociedade depende de uma análise de seus fundamentos teóricos..

Modalidade: Projeto

Periodicidade: 5 anos

Ano de início e encerramento: 2020 / 2025

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de psicologia

 

Suely Aires

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: ATHO - Associação Livre e Transferência no Hospital

Descrição: Propomos um exame de diferentes textos de Freud e Lacan à luz das discussões atuais sobre necropolítica e devir negro, formulações teóricas de Achille Mbembe. Essa proposição de leitura não se faz sem o necessário recurso à obra de Frantz Fanon, em especial ?Peles Negras, Máscaras Brancas? e ?Os condenados da terra?, visto que este autor considera a ?psicose? do homem negro como uma resposta à sua radical alienação ao Outro branco. É também sustentada na argumentação sobre alienação e narcisismo que Neusa Santos Souza, em ?Tornar-se Negro?, problematiza os impasses subjetivos e políticos da ascensão social do negro em uma sociedade multirracial, racista e de hegemonia branca. A partir de um jogo significante, o ?tornar-se negra? ? que feminiliza o universal masculino do título de Neusa Santos Souza ? uma pista de investigação pode ser seguida: uma releitura feminista de ?Tornar-se Negro? que destaca, por meio de seu caso principal de análise, a alienação que faz do corpo da mulher negra um objeto-fetiche, fora do sistema de trocas, cujo valor se dá na relação com um, o homem branco. Nessa direção, articulando autores e textos de referência para discutir interseccionalidade e clínica, buscaremos destacar o quanto uma prática psicanalítica advertida de seu lugar político na sociedade depende de uma análise de seus fundamentos teóricos.

Modalidade: Projeto

Periodicidade: 4 anos

Ano de início e encerramento: 2023 / 2027

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de psicologia

 

Vania Nora Bustamante Dejo

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Cuidado ampliado em saúde mental junto a crianças, adolescentes e suas famílias.

Descrição: Este estudo busca investigar processos de cuidado em saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias em diversos contextos comunitários e assistenciais, de modo a efetivar a implementação de estratégias de cuidado em serviços especializados e a avaliação de seus alcances e limitações. Para tanto, pretende especificamente:(1) Analisar processos formais e informais de promoção de cuidado em saúde mental, contribuindo para a construção de formas mais efetivas de cuidado; (2) Examinar fatores de proteção e vulnerabilidade que impactam a saúde mental e a qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias; (3) Avaliar diferentes modalidades de intervenção em saúde mental infanto-juvenil, de modo a desenvolver tecnologias de cuidado que contribuam para atenção culturalmente sensível, enfrentamento das iniquidades sociais e valorização da singularidade no processo saúde-doença-cuidado. A linha conta com docentes com formação em Psicologia Social e do Desenvolvimento, Psicanálise, Terapias Analítico-Comportamentais, conformando um leque amplo de perspectivas teórico-metodológicas com destaque para a pesquisa qualitativa envolvendo estratégias como: estudos de casos (utilizando entrevistas e observação participante); construção de caso clínico; avaliação participativa (com grupos focais e produção de narrativas), entre outros.

Modalidade: Pesquisa

Periodicidade: 5 anos

Ano de início e encerramento: 2020/ 2025

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de psicologia

 

Vania Nora Bustamante Dejo

Tipo de atividade: Extensão 

Nome: Programa de Saúde Mental Brincando em Família

Descrição: O Programa de Saúde Mental Brincando em Família existe desde 2010. Na época, seis psicólogas se agruparam para oferecer um espaço de cuidado a crianças pequenas e suas famílias. Em 2011 Vania Bustamante iniciou como professora da UFBA e o Brincando em Família se tornou um Programa permanente de extensão e, em seguida, também de ensino e pesquisa. A existência do Brincando tem a ver com o interesse de tornar mais acessível a assistência psicológica a crianças e suas famílias. Nesse sentido, propõe uma integração entre contribuições da psicanálise - um campo muito associado com a psicologia, bastante consistente e importante, mas também com uma série de desafios para se aproximar das necessidades da população - e da a saúde coletiva, tendo como pano de fundo a ideia de saúde mental (BUSTAMANTE, 2020). Desde 2011 funcionamos na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, gerenciada pela fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Em função de um convênio entre a UFBA e a Fundação Pedro Calmon, dispomos de uma sala na Biblioteca Monteiro Lobato. Oferecemos um espaço onde crianças, alguns adolescentes, e suas famílias, podem brincar e conversar, tendo sempre a presença de uma equipe de psicólogas e estudantes de psicologia, sob supervisão (BUSTAMANTE; OLIVEIRA, 2018). Ao longo destes anos já foram atendidas mais de 1200 crianças e suas famílias.Trabalhamos integrando promoção da saúde, cuidado em saúde mental, identificação de elementos que precisam de mais cuidado, de mais intervenção, de maneira que temos crianças muito diferentes, algumas com dificuldades importantes na constituição psíquica, algumas já diagnosticadas e medicadas, inclusive de modo excessivo. Oferecemos formação permanente, porque trabalhamos com psicólogas extensionistas e estudantes do curso de psicologia da UFBA. Estudantes se inserem como estagiárias, bolsistas de iniciação científica (PIBIC), bolsistas de iniciação à extensão (PIBIEX, Permanecer).

Modalidade: Programa 

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Permanente 

Ano de início e encerramento: Março de 2011 - Sem previsão de encerramento. 

Público-alvo: Crianças e suas Famílias

Cadastro no sistema: Registro 3125 no siatex

Mais informações: https://www.instagram.com/brincandoemfamilia/ 

 

Vania Nora Bustamante Dejo

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Peculiaridades e potências do cuidado às famílias no âmbito da saúde mental infantojuvenil: estudo de caso no Programa Brincando em Família

Descrição: A saúde mental de crianças e adolescentes é um assunto recente no Brasil e no mundo, que vem ficando mais evidenciado, dado o aumento da demanda por cuidado. Nas diretrizes para a assistência a família é compreendida como parceira e protagonista do cuidado, no entanto, isso não tem se traduzido nas práticas. Estudos apontam redução do contato e desvalorização familiar, assim como dificuldades na relação entre profissionais e familiares. São poucas as publicações que abordam práticas de cuidado a crianças, adolescentes e suas famílias no âmbito da saúde mental. Algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Saúde Mental Brincando em Família, local onde será realizado o presente estudo, apontam caminhos que devem ser aprofundados. Nessa direção, propomos como objetivo geral analisar as possibilidades de construir cuidado em saúde mental para crianças, adolescentes e suas famílias no âmbito do programa de Saúde Mental Brincando em Família. Especificamente, o projeto se propõe a: (1)descrever como crianças, adolescentes e suas famílias vivenciam suas condições de vida;  (2) analisar o lugar que as crianças e adolescentes ocupam na dinâmica familiar em relação com dinâmicas sociais mais amplas;  (3) explorar a relação que as famílias estabelecem com o serviço, considerando aspectos facilitadores e dificultadores; (4) identificar processos que contribuem para ampliar as possibilidades de elaboração e encaminhamento das queixas; (5) analisar as possibilidades do cuidado em redes setoriais e intersetoriais. O estudo será realizado com adultos, crianças e adolescentes que são acompanhados no Programa Brincando em Família. Através de estratégia da análise temática serão analisados os relatos dos atendimentos, assim como algumas entrevistas. De modo complementar, serão feitas análises quantitativas visando traçar um perfil sociodemográfico das famílias. A proposta possui grande potencial de aplicação, inclusive como parte do trabalho de articulação de rede e formação permanente de trabalhadores, já desenvolvido pela equipe deste projeto.

Modalidade: Projeto de pesquisa 

Tipo de Modalidade: 2 anos de duração

Periodicidade: Anual

Ano de Início e encerramento: Julho de 2023 - Junho de 2025

Público-alvo: Crianças e suas famílias 

Cadastro no sistema: Sisbic - com duas bolsas de pesquisas em 2023

Mais informações: https://www.instagram.com/brincandoemfamilia/

 

Cristiane Oliveira

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Ambulatório do Luto

Descrição: O Ambulatório do luto é uma ação integrada ao Projeto de Extensão "13717 - Luto e subjetivações: clínica, política e ética" e integra o eixo clínico do projeto, que conta com dois outros eixos estruturantes - um comunitário e um de formação continuada. Está sediado no COM-HUPES/AMN e foi proposto com a finalidade de disponibilizar acolhimento e acompanhamento psicoterápico a pessoas enlutadas, considerando a necessidade de favorecer o acesso dessa demanda aos serviços especializados em saúde mental, ofertando psicoterapia de orientação psicanalítica enquanto tecnologia de cuidado para enfrentamento do sofrimento engendrado pelo luto e, com isso, dirimir riscos de agravos à saúde física e mental. Trata-se de uma proposta que integra ensino, pesquisa e extensão em articulação com as demandas sociais expressas pela comunidade externa, conforme preconiza a Resolução 02/2012 da CAPEX.

Modalidade: Prestação de serviço

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento: A cada início de semestre letivo e a cada final de semestre letivo

Público-alvo: adolescentes e adultos enlutados

Cadastro no sistema: SIATEX nº 16494

 

Cristiane Oliveira

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Psicanálise e Clínica da Perinatalidade

Descrição: O Grupo de Estudos Psicanálise e Clínica da Perinatalidade tem por objeto os aspectos psicológicos/psicanalíticos envolvidos no ciclo gravídico-puerperal e na atenção à saúde da criança no primeiro ano de vida, de modo a permitir a construção de recursos teóricos e clínicos para a atuação psicológica humanizada, integral e resolutiva nesta linha de cuidado. Pretende fomentar uma rede de trabalho voltada para o aprimoramento assistencial e à sistematização do conhecimento, em articulação com a rede docente-assistencial interna da UFBA e seu corpo discente (graduação e pós-graduação), bem como ofertar formação continuada a profissionais de psicologia e áreas afins que atuam ou têm interesse na atenção em saúde materna e infantil.

Modalidade: Projeto  

Tipo de Modalidade: Permanente

Periodicidade: Semestral 

Ano de início e encerramento: A cada início de semestre letivo e a cada final de semestre letivo

Público-alvo: Psicólogas/os de rede de assistência à saúde materna e infantil, estudantes de psicologia de graduação e pós-graduação

Contato: psicanaliseeperinatalidadeufba@gmail.com

Outras informações: Para inserção no grupo, enviar e-mail com carta de intenção para o e-mail indicado.

 

Cristiane Oliveira

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: Discursividades sobre luto e morte no contexto brasileiro da pandemia COVID-19: perspectivas cruzadas entre psicanálise e crítica social

Descrição: Situada teoricamente na psicanálise em articulação com a crítica social, esse projeto tem por objetivo geral analisar a produção de discursividades sobre luto e morte no contexto brasileiro da pandemia de COVID-19.Inscreve-se numa problematização atravessada por três linhas de força articuladas: (1) o impacto das transformações impostas pela pandemia de COVID-19 aos processos de ritualização da morte; (2) a importância do luto público como resistência às práticas necropolíticas do Estado e (3) a crescente psiquiatrização do luto como tecnologia de cuidado prioritária nos serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental na qual serão utilizados os seguintes procedimentos: (1) análise sistemática das contribuições psicanalíticas de extração freudo-lacaniana para a compreensão do luto e morte na pandemia de COVID-19 e para a interpelação crítica do mal-estar nesse contexto; (2) levantamento, seleção e fichamento de ensaios críticos sobre ética e política da pandemia de COVID-19, especialmente voltados para a temática da morte e do luto público na conjuntura atual brasileira; (3) Mapeamento de matérias divulgadas na mídia sobre luto na pandemia, de modo a realizar a análise das formações discursivas que são difundidas por esses veículos, explorando sua logofilia/logofobia, o mapeamento de suas contradições internas e a relação com as práticas de enfrentamento da pandemia pelo poder estatal; (4) Sistematização de material bibliográfico e documental sobre a experiência de luto em comunidades indígenas, priorizando a elaboração epistêmica dos próprios indígenas, mas incluindo trabalhos antropológicos de referência para o levantamento de dados etnográficos e o diálogo teórico com a produção sobre o perspectivismo ameríndio. Espera-se que essa pesquisa contribua para a elaboração de insumos críticos que favoreçam o enfrentamento do sofrimento individual e coletivo ocasionado pelas perdas associadas à pandemia de COVID-19. Além disso, pretende-se impactar também na criação de dispositivos que ofertem linhas de cuidado ao luto alternativas à sua psiquiatrização e farmacologização.

Modalidade: Projeto  

 

Ana Maria Ferreira Cardoso

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: O perfil de estudantes e egressos do Curso de Serviço Social da UFBA - 3ª edição

Descrição: Com três planos de trabalho: 1 perfil dos estudantes; 2 perfis dos egressos; 3 Perfis da evasão.

Modalidade: Projeto

Tipo de Modalidade: Eventual

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento: 2023 – 2024

Público-alvo: Estudantes e egressos do Curso de Serviço Social da UFBA

Cadastro no sistema: SISPER

Outras informações: Temos 3 bolsistas vinculados a este projeto

 

Ana Maria Ferreira Cardoso

Tipo de atividade: Extensão

Nome: Programa CapacitaSUAS 3

Descrição: Vincula-se à Política Nacional de Formação Permanente dos Trabalhadores do SUAS. Contrato estabelecido entre a SEADS/Governo do Estado da Bahia e a UFBA, com a interveniência da FAPEX.

Modalidade: Programa

Tipo de Modalidade: Eventual

Periodicidade: Anual

Ano de início e encerramento: 2023 – 2024

Público-alvo: Estudantes e egressos do Curso de Serviço Social da UFBA

Cadastro no sistema: SISPER

Outras informações: Temos 3 bolsistas vinculados a este projeto

 

Josefa Lusitânia de J. Borges

Tipo de atividade: Pesquisa

Nome: As ações profissionais das(os) Assistentes Sociais no NASF/Salvador

Descrição: As ações profissionais constituem-se de um conjunto de atos que em interação dão materialidade ao fazer profissional. Nessa direção, far-se-á consideração sobre os elementos determinantes e condicionantes dessas ações e as competências requeridas para a materialidade da integralidade e a democratização da saúde no interior dos processos coletivos do trabalho os quais os assistentes sociais se inserem nas equipes do NASFs.

Modalidade: Projeto

Ano de início e encerramento: 2023 – 2024

Público-alvo: Estudantes e egressos do Curso de Serviço Social da UFBA

Cadastro no sistema: PIBIC 2023-2024

Outras informações: Temos 3 bolsistas vinculados a este projeto

 

Taiane Costa de Souza Lins

Nome: Crenças e práticas de socialização emocional parental e desenvolvimento socioemocional na infância

Descrição: Com base na articulação entre presupostos da Análise do Comportamento e no Modelo de Socialização emocional, tem como objetivo principal analisar as relações entre as crenças parentais a respeito da expressão de emoções pelos filhos, as reações parentais diante da expressão dessas emoções e o desenvolvimento socioemocional das crianças, por meio da avaliação de indicadores de problemas de comportamento e da avaliação das estratégias de regulação emocional da criança. Além disso, o estudo se propõe a investigar o impacto para essas relações, dos indicadores de problemas de saúde mental parental (ansiedade e depressão) e de marcadores sociais, tais como raça/etnia, renda familiar e escolaridade parental.

Modalidade: Projeto

Público-alvo: Pais, mães e crianças entre três e cinco anos de idade.

Cadastro no sistema: Permanecer